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Verificando problemas no motor

Mecânica de motor.jpg

Ao dar a partida, fique atento a qualquer chiado semelhante ao jato de uma torneira. Em geral, esse ruído é provocado por um problema no bêndix do motor de arranque, que futuramente pode vir a afetar o induzido, o automático e a bobina de campo. Quando for ligar o carro, barulho de peças batendo, associadas a trepidações devem significar que o Escapamento ou os dispositivos que dão sustentação ao motor e ao câmbio -- protetor do Carter, suporte do coxim e os próprios coxins -- apresentam problemas. Os problemas de sustentação do motor ou do câmbio também podem ser percebidas por um tranco forte ao tirar o pé da embreagem, principalmente depois de engatar a primeira marcha. Um barulho semelhante a disparos ininterruptos de uma metralhadora, ao acelerar, indica que a saúde do motor não vai muito bem, pois está "rajando", como se diz popularmente.

 

Librificação.jpg
 Vale lembrar que a lubrificação é absolutamente indispensável para a conservação do motor, portanto fique sempre atento ao seu nível e efetue as trocas na quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo. Vale a pena prestar atenção no motor em marcha lenta. Um barulho parecido com o de uma máquina de costura indica que as válvulas de admissão e escape, localizadas no cabeçote, estão desreguladas. Nessa situação, o carro perde desempenho e consome mais combustível.